Fui caluniada por um parente, como proceder?

out

10

2012

Durante uma festa da família um primo meu me caluniou dizendo que estava interessado nele e prejudicando minha imagem na família pois ele é casaso e sou muito amiga da esposa dele. Ela não acreditou na minha versão e agora quero saber se posso processá-lo, como devo agir judicialmente? Preciso contratar um advogado? Gostaria de saber os passos e os detalhes.

em: Direito Criminal Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Primeiramente, o termo jurídico correto é difamação, já que calúnia seria imputar falso crime à alguém.
Pela minha experiência deve pensar bem se há interesse em reportar esses fatos na delegacia e seguir na esfera penal, já que deverá oferecer fontes probatórias verossimilhantes e o parente poderá responder por processo crime e ter uma série de direitos restritos.

Mesmo ocorre se buscar amparo na justiça civil, afim de obter indenização pelo ocorrido.

Se ainda assim entende ser interessante correr os riscos com relacionamento familiar, siga as recomendações acima, na última via Juizado Especial Cível mais próximo de seu domicílio. Poderá realizar tal demanda sem contratar advogado para a causa ou pagar pelo custeio do processo. Em algumas comarcas haverá representação jurídica por um advogado pago pelo Estado.

Answers Respondido por: [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Fui caluniada por um parente, como proceder?, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »