Até quando devo pagar pensão para meus filhos?

jul

25

2013

Há na lei algum prazo o qual devo arcar com os custos da pensão alimentícia para meus filhos? Qual idade que devo parar de pagar pensão? Um é homem de 16 anos outro é uma mulher de 17 anos.

em: Separação e Pensão Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

O pedido de pensão por parte dos filhos deverá perpetuar até completarem 18 anos e ainda necessitarem de tal pensão. Pode-se cessar a necessidade uma vez que consigam empregos com salários suficientes para que não se configure mais “a necessidade” do binômio jurídico que prescreve o instituto da pensão alimentícia. Pode a mãe ser promovida em seu emprego, recebendo mais dinheiro, diminuir a necessidade por parte dos filhos se esses vivem com ente materno.

A idéia é que esses filhos possam viver em um mundo compatível a melhor condição social que possuir, sua mãe, ou seu pai. Para que assim possa atender as necessidades diversas da vida, como social, educacional, etc. Quanto a idade, entende o magistrado que a maioridade civil de 18 anos, cessa a necessidade por parte dos filhos, sejam homens ou mulheres, em receber pensão alimentícia dos pais. Salvo exceção de estudo universitário ou técnico-escolar por parte desses até completarem 24 anos.

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Até quando devo pagar pensão para meus filhos?, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »