Banco pode usar informações negativas do Serasa após 5 anos?

jan

16

2014

Minha tia teve uma dívida cujo banco não quis negociá-la. Embora legítima, os juros compostos tornaram a fatura impagável. Seu nome figurou no Serasa por cinco anos (2008-2013). Em novembro de 2013 a dívida prescreveu. Em janeiro de 2014 ela fez uma consulta no CDL e, de fato, retiraram a inscrição. Mas qual não foi a surpresa desagradável: ela também encontrou outra inscrição, esta indevida, de outro banco (que nada tem a ver com o primeiro). Essa última inscrição foi feita em outubro de 2010 e parece se referir a um cartão de crédito que foi cancelado poucos meses antes dessa data. Ocorre que esse cartão foi quitado e nunca mais chegaram faturas, telefonemas, tampouco cartas de cobrança. Após a data da negativação (a de 2010) ela ainda permaneceu morando no mesmo endereço durante dois anos e meio, e nunca foi acionada. Logo que tomou conhecimento dessa inscrição, ligou para o banco buscando informações, mas a cada telefonema dado recebia dos atendentes apenas outro número de telefone. Não souberam informar nada sobre detalhes ou a existência da suposta dívida. Minha pergunta é: como a inscrição preexistente não consta mais no Serasa, e não existe outra além dessa que é indevida, ao recorrer à Justiça pedindo para retirar seu nome, minha tia pode, neste caso, pedir também indenização por danos morais?

em: Direito Consumidor Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Boa tarde,

Caso sua tia tenha os comprovantes do pagamento do banco, cabe sim indenização por danos morais.

Answers Respondido por: Danielle Fernandes Caldas Mattos [3 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Banco pode usar informações negativas do Serasa após 5 anos?, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »