Defeito de fabrica no veículo, o que fazer??

fev

12

2014

Deixei meu carro para revisão de 20.000 km na autorizada no dia 14/01/2014, e expliquei que ele estava com alguns barulhos inclusive no motor! Daí depois de três dia, me ligaram avisando que o problema era no bloco do motor e que tinha que ser substituído.
E precisavam da minha autorização, fui na autorizada e peguei algumas informações a respeito do tempo e carro reserva… E foi aí que comecei a ficar chateado, dó poderia ter direito a carro reserve se o meu carro estivesse chegado lá no reboque da FORD, e pra isso teria que pagar a revisão tirar o carro e ligar para a FORD e informar que o carro não estava andando e precisaria de um reboque!
Terminei não fazendo, mesmo precisando do carro em casa por minha mãe está muito debilitada e fazendo quimioterapia de 15 em 15 dia e tenho que transportar ela no minimo duas vezes por semana ao hospital para fazer exame de sangue em um dia, colocar a quimio em outro dia, e depois de dois dias retirar a bolsa da quimio.
E depois fui informado que tinha que autorizar o serviço, para abrirem o motor do carro tirar fotos mandar para FORD e esperar autorização; Foi autorizado mas o processo para desmontar foi demorado, e as peças até a data de hoje não chegaram, passei lá ontem mas estava previsto para hoje chegar esse bloco do motor que já vem mudando de data desde a semana passada.
Procurei saber com alguns mecânicos e eles me informam, que deviam trocar o motor todo e não o bloco já não sei o que fazer e com tanta demora estou muito prejudicado financeiramente.
Qual caminho devo seguir, e quero saber se realmente estou sendo lesado??

em: Direito Consumidor Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Flávio,
Para poder melhor lhe instruir preciso saber:
1. O Veículo ainda está no prazo de garantia?
2. Comprou o veículo 0km? Há quanto tempo?
Aguardo.

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #2

1 – Sim, a garantia dele vai até Abril/2014
2 – Comprei ele zero, com taxa de juros zero, pagando a metade do valor dele, ele foi faturado em Abril/2013!
Só esperei ele quase um mês, pois não tinha carro no estoque tinha que aguardar ele vim da fábrica.

Answers Respondido por: flaviobotelho [3 Grey Star Level]
Resposta #3

Existem algumas maneiras de resolver a situação, extrajudicialmente e/ou judicialmente.
Eu lhe aconselharia:
1. O Código de Defesa do consumidor concede ao fornecedor 30 dias corridos para sanar um defeito sob pena de devolver integralmente o pagamento ou fornecer um produto novo de equivalente valor ou idêntico, nunca pior.
Previsão Legal: ART. 18 , § 1º DO Código de Defesa do Consumidor
Nesse caso, a partir desse momento o Sr. não é mais obrigado a receber o produto consertado, podendo fazer uso dessa previsão legal, visitando qualquer órgão de proteção ao consumidor de Vsa. cidade (Decon ou Procon).
2. Não havendo paciência de Vsa. parte pela mora e ética jurídica por parte do fornecedor em lhe anteder, deverá contratar uma advogado, com a certeza de vitória certa sob as seguintes previsões: – Veículo sequer completou 1 ano de garantia para um problema de tamanho porte, o advogado contratado poderá seguir tanto o caminho 01 via judicial, como também alegar que o vício era oculto, que essa troca de equipamentos altera, substancialmente, o valor do produto o desvalorizando e comprometendo seu funcionamento e total onus ao consumidor.

O caso 2 já pode ser iniciado sem a necessidade de realizar o 1. O 2 poderá também ser iniciado na constância do 1. Fica a Vso. critério.
O caso 2, logicamente ainda irá lhe reembolsar:
- honorários advocatícios e custas processuais
- danos materias emergentes
No pedido ainda lhe premiando por indenização pecuniária tendo em vista a consolidada necessidade do veículo, somado a falta de respeito do fornecedor e até a situação de Vsa. mãe ser apreciada como um agravante para antecipar tutela ou ao menos conceder liminar para acesso de veículo provisório.

Essa sua situação, se fora narrada corretamente, Vso. Direito é líquido e CERTO! Basta apenas saber contratar um bom advogado especialista em Direito do Consumidor em sua cidade que terá o mesmo entendimento e postura que lhe narrei.

Boa Sorte!

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #4

Só mais uma dúvida! Eu posso vender o carro logo depois de entrar na justiça, ou tenho que permanecer com o mesmo até o fim do processo?

Answers Respondido por: flaviobotelho [3 Grey Star Level]
Resposta #5

Ontem dia 13/02/2014 na parte da tarde, me ligou a consultora da Ford me avisando que a peça já havia chagado!
Eu disse que assim que tivesse pronto me ligasse, se ficar pronto, eu posso tirar o carro e entrar na justiça ou deixo ele lá?

Answers Respondido por: flaviobotelho [3 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Defeito de fabrica no veículo, o que fazer??, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »