Distrato Social vias legais como realizar

mai

9

2014

Estive numa sociedade (com 3 empresas) por 5 anos e informei os sócios por escrito meu interesse de sair da sociedade.No dia em que fui conversar com um deles fui agredida fisicamente por ele (o covarde fez isso longe dos olhos das testemunhas), o que gerou um grande constrangimento de retornar as minhas atividades até concluir a negociação.
Até então estou sem nenhuma informação sobre o distrato social, não realizaram nenhum contato e apenas estão depositando o pró-labore em minha conta, me isentando de qualquer informação sobre a empresa(incluso os emails, senhas, acessos a sistemas, etc).
Qual a forma legal de realizar o distrato social ? em quanto tempo isso deve ocorrer ? Tenho muito receio porque a empresa vem adquirindo empréstimos bancários em nome da empresa que somente eu assinava, como isso é possivel ?
Estou recebendo tratamento de um empregado, preciso de auxilio.

em: Direito Civil e Processo Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

Existem apenas 2 maneiras de deixar uma sociedade comercial. Consensualmente, realizando alteração contratual no contrato social da empresa, recolhendo-se assinatura de todos os sócios ou via judicial.
Uma vez que é claro que os sócios, por algum motivo não querem documentar Vsa. saída do contrado e lhe impedem saber sobre o andamento da empresa e tomada de decisões, contrate um advogado para demandar judicialmente por sua exclusão.
Saiba que sua inércia, ainda que documentada para os sócios, terceiros e empregados não gera efeitos de isenção de Vsa. responsabilidade sobre as decisões feitas pela empresa.
Ex: Você realiza comunicados para bancos, fornecedores e empregados que não faz mais parte das decisões da empresa x. Por outro lado, os sócios deixam de pagar em dia os empregados, acumulam empréstimos, adquirem dívidas na praça. Resultado: Todos os credores poderão demandar a empresa sobre tais dívidas e se essa não tiver fundo de caixa pra liquidar as dívidas então responderão os bens dos sócios, inclusive o Vso. independentemente de qualquer comunicado anterior que tenha realizado. Mesmo irá ocorrer com dívidas da fazenda pública.
No meu entendimento, uma vez que lhe pagam prolabore é porque já estão criando estratégia para lhe responsabilizar de todas as ações e provavelmente irão indicar que Vsa. figura no contrato social é de mera investidora que portanto não tinha motivo para tomar decisões na empresa e havia confiado tais decisões nas mãos dos sócios.

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Distrato Social vias legais como realizar, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »