Falta de regulamento no trabalho

ago

29

2014

Olá,
A minha dúvida é a seguinte:
Trabalho em um Órgão Público como agente de trânsito (concursado Lei n 8112).O referido cargo é novo no Órgão, foi criado há mais ou menos 4 anos, tem apenas 175 agentes. O caso é que em cada equipe existem mais ou menos 25 agentes em que a cada plantão de trabalho há um rodízio entre os agentes para sair às ruas fiscalizar. O problema é que ao meu modo de entender deveria, a exemplo de outras instituições, haver duplas ou equipes FIXAS de trabalho, em vez de sair a cada dia com uma pessoa diferente, ou seja, você sai com cada um dos vinte e quatro. Há problemas de relacionamento, pois há´posições divergentes, perfis diferentes de trabalho, uns são muito “agitados” enquanto outros são mais tranquilos.
Como não há nada estipulado em estatuto interno ou regimento sobre a organização do trabalho, caso em me recuse em sair com determinado agente X eu poderia ser punido com base na lei 8112 por desobediência ou eles não teriam fundamento para isso?

em: Trabalhista Perguntado por: [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Um dos princípios básicos do exercício jurídico do Direito Administrativo é a legalidade, portanto todos atos da Administração Pública devem ser realizados com previsão legal.

Entretanto, a taxatividade é dispositiva em algumas questões, principalmente no que se refere ao manuseio de pessoal. Logo, pela razoabilidade e bom senso, coordenar equipes de diversas maneiras afim de identificar a melhor forma para atender a fiscalização e a boa atividade Estatal, é livre à Vsa. chefia.
Vsa. recusa pode gerar desobediência, salvo se puder arguir, judicialmente, que o princípio maior, da eficiência está deturpado pelo revezamento de pessoal entre as equipes. Sabendo porém, que provavelmente, a Administração estará preparada para contestá-lo. Minha opinião é que esse revezamento é feito para coibir a corrupção.

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Falta de regulamento no trabalho, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »