Pericia em Documentos como é feita?

mai

23

2014

Quando há uma pericia em documentos.
Por exemplo digamos que serão analisados dois textos pois há suspeita de que um possa ser plágio de outro, o perito irá se ater apenas aos dois textos, ou poderá fazer pesquisas em outras fontes como por exemplo a internet? Ou fará apenas a comparação entre os dois textos?

em: Direito Civil e Processo Perguntado por: [6 Grey Star Level]
Resposta #1

Depende da área do Direito.
Suponhamos que seja criminal. Então o perito, assim como o juiz podem agir de ofício, sem o pedido da parte, portanto é livre para buscar em qualquer fonte aquilo que venha convencer seu entendimento sobre determinado assunto.
Já em perícia cível, deve-se analisar o requerimento do Juiz à perícia. Nesse requerimento pode-se constar apenas análise de documento X frente ao documento Y, ou frente a qualquer outro documento que possa dar ensejo a suspeita de plágio.
Em qualquer ramo do direito, no caso desse perito ser contratado por uma das partes, logicamente será a parte que poderá ou não delimitar o alcance de suas comparações.

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Pericia em Documentos como é feita?, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »