Questões de concurso com erros não reconhecidos pela banca.

jun

24

2014

Recentemente, um concurso realizado pela fgv não aceitou o pedido de recurso em duas questões com claros erros na elaboração. Gostaria de saber o que posso fazer judicialmente para que esse erro possa ser corrigido. As questões e os erros apresentados por elas são os seguintes:

36 – A respeito do atual quadro eleitoral no Brasil e no resto da
América Latina, é correto afirmar que:

(A) No Chile, Michelle Bachelet se “reelegeu” em 2013 e anunciou diminuir as desigualdades sociais, mediante uma reforma tributária e investimentos para oferecer um sistema educacional público;
(B) Na Colômbia, o atual presidente Álvaro Uribe pretende concorrer ao segundo mandato, e, para tanto, está abrindo o diálogo com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc);
(C)no Uruguai, a direita, representada pelo presidente José Mujica, se lança à reeleição prometendo ampliar o combate
à dependência química iniciado em 2013, com a criminalização do uso de maconha;
(D)no Brasil, os candidatos de oposição à reeleição da atual Presidente Dilma Roussef (PT), Eduardo Campos (PSDB) e
Aécio Neves (PMDB), têm bases em Pernambuco e em Minas Gerais, estados nos quais já foram governadores;
(E)na Bolívia, Evo Morales anuncia concorrer em 2014 ao segundo mandato presidencial, dando prosseguimento ao
programa de apoio aos movimentos camponeses e indígenas na América Latina.

ERRO: A questão acima tem como resposta correta, dada pela banca, a letra \”A\”, porém, segundo todos os dicionários da lingua portuguesa, o significado da palavra \”reeleito\” é de um candidato que já ocupa o cargo e se elege para um segundo mandato consecutivo, o que não foi o caso da mesma, que se elegeu de 2006-2010 e agora em 2014-2018. Além disso, a contituição chilena também proibe a reeleição no país. Isso deixaria a questão sem uma resposta correta e passivel de anulação. A respota ao recurso dada pela banca foi de que vários sites divulgaram o fato como reeleição, mas essa é uma justificativa sem embasamento real e ridícula para o caso.

A segunda questão:

45 – Mateus mantém uma planilha com a lista de fornecedores de uma empresa, contendo o código de cada fornecedor e diversas informações de cadastro. Na planilha, cada fornecedor ocupa uma linha, e os dados estão dispostos em colunas. Como cada fornecedor deve ter um código único, Mateus gostaria de
verificar a integridade dos dados com algum tipo de alerta que ajudasse a identificar um erro comum de preenchimento, que é o de atribuir o mesmo código a mais de um fornecedor. No Excel 2010, um alerta desse tipo, que não interfira no preenchimento
da planilha ou na ordem em que os registros aparecem, pode ser mais fácil e rapidamente implementado por meio:

(A)do recurso de Validação de Dados;
(B)de uma função definida pelo usuário, escrita em VBA;
(C)do recurso de Formatação Condicional;
(D)dos recursos oferecidos pelo menu
Controlar Alterações;
(E)dos recursos oferecidos pelo menu
Classificar e Filtrar.

ERRO: A questão apresenta três alternativas (A, B e C) que desempenhariam a função que foi pedido no enunciado. A mesma não especifica se o jeito mais \”fácil e rápido\” de implementar essa função é num contexto geral, logo, o que pode ser fácil e rápido pra mim, pode ser mais dificil e trabalhoso para outros, tornando-se um caso relativo variável de pessoa pra pessoa.

Peço a avaliação do caso e a explicação de como proceder para reaver as questões.

em: Direito Civil e Processo Perguntado por: [2 Grey Star Level]
Resposta #1

É interessante analisar seus argumentos quanto a ausência de base científica argumentativa por parte dos administradores do concurso em questão. Porém deixe-me lhe informar que o Judiciário não irá em nenhum momento julgar tais argumentos. Em caso nos quais hajam divergência de entendimento entre o certo e o errado em questões seletivas de concursos públicos o magistrado irá nomear um perito (no caso um especialista da matéria ora discutida) para que esse profissional possa conceder um parecer sobre as questões.

Logo, tanto meu conhecimento, quanto do magistrado ou qualquer outro profissional jurídico se limita a lhe perguntar o quanto o Sr. acredita em Vsas declarações e até que ponto outro “especialista da matéria/ perito particular” está de acordo com o Sr.
Me arriscaria opiniar que coletar por escrito a opinião de 3 profissionais da matéria iria aumentar as chancede de deferimento de uma possível liminar que lhe garantisse uma vaga no concurso (caso essas 2 questões forem decisivas para tanto).
Em seguida o Sr. deverá contratar um advogado para demandar em juízo.

Answers Respondido por: Dr. Braga [Advogado Red Star Level] [535 Orange Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Questões de concurso com erros não reconhecidos pela banca., ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »