Retirar nome paterno de certidão de nascimento

dez

6

2014

Aos 20 anos de idade me tornei pai biológico de um menino. Na época, a mãe da criança era menor de idade. Nunca casamos, nunca moramos juntos e nunca paguei pensão alimentícia.Ela nunca exigiu, nem judicialmente.
Quando esta criança tinha aprox. 5 anos de idade, a mãe o levou para outra cidade. Com o passar dos anos, ela saiu do Brasil e foi morar no Uruguai com um companheiro que é nascido no Uruguai. Não sei dizer se ela casou com ele lá no Uruguai.
Ambos – a mãe e o companheiro uruguaio- fizeram um registro de nascimento do meu filho biológico lá no Uruguai como se ele fosse filho deles, quando ele ainda era criança.
Bem, anos se passaram….. agora eu sou casado há vários anos e tenho 48 anos de idade.Moro no Brasil.
Meu filho biológico hoje tem uns 28 anos de idade e agora tem duas certidões de nascimento com 02 sobrenomes diferentes e dois “pais” – o pai legítimo, que sou eu e o “pai” da certidão de nascimento falsa que fizeram para ele, no Uruguai.
Como ele estuda e trabalha, tem entrado ora no Brasil, com o nome e documentos brasileiros, pois é natural daqui…ora no Uruguai, pois tem documentos oficiais uruguaios. No país vizinho, nem imaginam que a certidão dele é um falso registro de nascimento.
Agora ele precisa estudar no Chile e lá obviamente, não aceitam estas certidões de nascimento, tampouco experiências de trabalho e diplomas ora com um sobrenome ora com outro.

MINHA DÚVIDA : Ele precisa que eu retire meu nome da certidão de nascimento brasileira dele para que use somente a certidão uruguaia… é possível este procedimento ??… caso seja possível, quais passos devo seguir ??

em: Direito Civil e Processo Perguntado por: [9 Grey Star Level]
Resposta #1

Não precisaram responder pois eu consultei o registro civil e lá me deram a informação de que é impossível retirar nome paterno de certidão legítima de nascimento.

Answers Respondido por: Mary Katy [9 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Retirar nome paterno de certidão de nascimento, ainda gostaria de realizar mais perguntas sobre o assunto então utilize o espaço de resposta abaixo. Não poste nova pergunta solicitando novos esclarecimentos, pois não será lida.
Caso não tenha obtido resposta por um advogado do site, então saiba como conseguir tal resposta acessando escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »